kid_edited_edited.jpg
PSICANÁLISE COM CRIANÇAS

Modalidade:  ONLINE

FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE COM CRIANÇAS

 

O desenvolvimento do psiquismo da criança é permeado de peculiaridades as quais a Psicanálise tem que se adequar para compreender seu mundo e nortear a análise infantil.

 

É através das brincadeiras que as crianças expressam suas emoções, frustrações, fobias, afetividades, dinâmica familiar, entre outros.

 

A Psicanálise utiliza a ludicidade para captar as emoções mais profundas da criança. O Psicanalista infantil precisa deter diversas técnicas e ferramentas para  que o atendimento clínico psicoterápico infantil seja eficaz.

 

Objetivo

 

Refletir sobre a clínica psicanalítica infantil, atendimento e manejo clínico e as diversas ferramentas e técnicas que compõe o setting psicanalítico com crianças. Desenvolvimento teórico com especialidades em psicanálise com crianças. Refletir sobre as principais psicopatologias infantis, bem como as transferências e contratransferências dos demais fenômenos do setting analítico.

 

O que eu posso esperar do Curso?

 

Ao final do curso, espera-se que o aluno detenha os conhecimentos dos principais teóricos do tema, bem como domine as principais ferramentas, técnicas e manejo clínico psicanalítico infantil.

 

Também compreenda os fenômenos peculiares que ocorrem no setting psicanalítico infantil, (entrevistas, vínculos com os pais, etc) bem como nortear e conduzir o tratamento da criança e entenda o desenvolvimento infantil nas esferas (física, neurológica, mental e social).

 

Público Alvo

Psicólogos, psicanalistas, neuropsicólogos, neuropsicanalistas, assistentes sociais, pedagogos, psicopedagogos e demais profissionais da área da saúde com graduação.

 

Duração

01 Semestre: Extensão de Psicanálise com Crianças (Modulo I)

02 Semestres: Formação de Psicanalistas de Crianças (Módulo I e II)

Informações complementares.

 

O aluno graduado em Psicologia ou curso de Psicanálise que obtiver 75% de aproveitamento e cumprir com as exigências do dois Módulos receberá o título de Psicanalista de Crianças.

 

Os alunos graduados em Psicologia, curso de Psicanálise, Psicopedagogos, Pedagogos, Assistente Sociais e outros profissionais da área da saúde com graduação  e que cumprirem somente o Módulo I, receberão o certificado do Curso de Extensão de Psicanálise de Crianças.

O Curso de Psicanálise com Crianças é regulamentado pelo Ministério da Educação e classificado como curso Livre, amparado pela Lei CBO (Classificação brasileira de Ocupações). Portanto o Psicanalista pode atuar livremente em todo território nacional em  seu próprio consultório, clínicas, instituições e/ou órgãos do Governo, através da portaria 397/TEM de 09/10/2002, sob número 2515.50.

 

O IFP – Instituto Faces da Psicanálise Formação e desenvolvimento, segue o Tripé de Formação do Psicanalista estabelecida pela comunidade Psicanalítica Internacional.