xprofessor.jpg.pagespeed.ic_edited.jpg
MANEJO DA CLÍNICA PSICANALÍTICA  INFANTIL

Modalidade:  ONLINE

MANEJO DA CLÍNICA PSICANALÍTICA INFANTIL

A Clínica Psicanalítica Infantil passou por grandes transformações e, hoje contempla não só os aspectos inconscientes, como também os conscientes. A criança na clínica é vista como um individuo em desenvolvimento, cujo sofrimento psíquico, possui características que demandam especificidades no manejo das ferramentas e técnicas da clínica  Psicanalítica com Crianças. 

 

A Psicanálise infantil,  contempla o indivíduo como um ser individual e integrado, abrindo portas para extensão às escolas das crianças e para os demais contextos das crianças, incluindo os pais e os professores. É necessário compreender o psiquismo da crianças, os limites entre o normal e o patológico, compreender o desenvolvimento da criança e do adolescente nos aspectos físicos, neurológicos, motores, bem como sua socialização junto aos núcleos que pertence.

 

Objetivo

Transmitir o Conhecimento do Manejo da Clínica de Psicanálise infantil,  abarcando teorias e técnicas dos principais teóricos,  até os dias atuais.

Transmitir conhecimento do desenvolvimento infantil nas esferas biopsicossocial e em suas diferentes fases.

 O que posso esperar com este curso?

No final do Curso você estará capacitado a identificar e lidar com  o sofrimento infantil na clínica Psicanalítica,  bem como compreender o desenvolvimento de crianças e adolescentes em suas diferentes fases nos contextos social, familiar e escolar sob a ótica da Psicanálise.

Duração

 

01 Semestre

 

Público Alvo

Psicólogos, Psicanalistas, Neuropsicólogos e Neuropsicanalistas.

 

Informações complementares

 

Este Curso Acontecerá em três Módulos:

Módulo I: O desenvolvimento Psíquico e a Construção da Subjetividade da Criança e do Adolescente sob os pilares da Psicanálise (Discursos da clínica)

Modulo II: O Desenvolvimento da criança e do Adolescente (físico, neurológico, mental, social) - como observar a criança na clínica)

Módulo III: Vencendo desafios no contexto escolar e as bases da educação; educação inclusiva e a comunicação eficaz entre pais e a escola com foco no aproveitamento da criança e do adolescente na esfera familiar, escolar e social (Intermediação Analista e Escola)

O Curso Práticas Clínicas em Psicanálise Infantil é regulamentado pelo Ministério da Educação e classificado como curso Livre.

O IFP – Instituto Faces da Psicanálise Formação e desenvolvimento, segue o Tripé de Formação do Psicanalista estabelecida pela comunidade Psicanalítica Internacional.