Mestres_da_Psicanálise_(1).jpg

CURSO: O Manejo da Clínica Psicanalítica Com Idosos

A Velhice se trata da ultima fase do desenvolvimento do indivíduo, vindo depois disso, a morte.

 

Freud em sua época mencionava a dificuldade em analisar pessoas idosas porque o psiquismo do idoso era lento e os idosos já tinham passados por tantas experiências, as quais, de alguma forma, desenvolveram a dificuldade de se desprender dos objetos.

Os idosos passaram por vários lutos durante a vida: de entes queridos, de objetos de desejo, da perda do corpo da juventude, da perda das funcionalidades motoras dentre outras. 

É necessário conhecer as especificadas do psiquismo do idoso, deter as técnicas e ferramentas para captar o inconsciente do idoso para nortear o tratamento da melhor forma possível.

Objetivo

 

Refletir sobre a clínica psicanalítica do idoso, atendimento e manejo clínico e as diversas ferramentas e técnicas que compõe o setting psicanalítico com idosos. Desenvolvimento teórico com especialidades em psicanálise com idosos. Refletir sobre as principais psicopatologias do idoso para nortear o tratamento da melhor forma possível

 

O que eu posso esperar do Curso?

 

Ao final do curso, espera-se que o aluno detenha os conhecimentos dos principais teóricos do tema, bem como domine as principais ferramentas, técnicas e manejo clínico psicanalítico do idoso.

 

Também compreenda os fenômenos peculiares que ocorrem no setting psicanalítico do idoso, bem como nortear e conduzir o tratamento do idoso e compreender a fase do desenvolvimento que diz respeito ao (físico, neurológico, mental e social).

 

Público Alvo

Psicólogos, psicanalistas, neuropsicólogos, neuropsicanalistas, assistentes sociais, pedagogos, psicopedagogos, demais profissionais da área da saúde  e interessados no tema.

 

Duração

08 Encontros 

 

Informações complementares.

 

O Curso de Psicanálise O Manejo da Clínica Psicanalítica com Idosos é regulamentado pelo Ministério da Educação e classificado como curso Livre, amparado pela Lei CBO (Classificação brasileira de Ocupações). Através da portaria 397/TEM de 09/10/2002, sob número 2515.50.

 

O IFP – Instituto Faces da Psicanálise, segue o Tripé de Formação do Psicanalista estabelecida pela comunidade Psicanalítica Internacional.